Trabalhadores das conservas em greve

A FESAHT convocou uma greve nacional dos trabalhadores do setor das conservas para 19 de janeiro, dia em que decorrem também concentrações em frente a várias empresas. Lutam por aumentos salariais dignos, defesa dos direitos laborais e negociação do contrato coletivo de trabalho.
Trabalhadores das conservas em greve. Fotografia: CGTP

Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Agricultura Alimentação Bebidas Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) afirma que o setor conserveiro “vive uma boa situação económica”; produziu 72 mil toneladas em 2020, o que significa mais 11 mil toneladas do que em 2019 e gerou 365 milhões de euros, mais 40 milhões do que ano anterior.

Regista-se um aumento de 16% na procura de conservas nacionais, assim como 14% no volume de vendas e 20% em valor. Mas apesar da tendência de crescimento, a federação sindical diz que “as empresas deste setor de atividade pagam salários muito baixos”.  E acusa a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) de se recusar a negociar a tabela salarial, bem como a rever o contrato coletivo de trabalho (CCT) enquanto os sindicatos não aceitarem a retirada de direitos.

A ANICP quer alterar as regras dos horários de trabalho para poder obrigar os trabalhadores a trabalhar durante o horário noturno, afirma a estrutura sindical, acrescentando que ”os trabalhadores não aceitam a desregulamentação dos horários de trabalho, não querem passar a ser máquinas na mão do patrão, para ligar e desligar quando lhes der jeito e tendo como único objetivo o aumento do lucro".

Perante a intransigência negocial, a FESAHT decidiu convocar uma greve nacional dia 19 de janeiro de 2022, em defesa de aumentos salariais dignos, de direitos laborais e pela negociação do CCT.

Além desta greve, vão também decorrer três concentrações de trabalhadores, uma em frente a COFISA, na Figueira da Foz, pelas 14h00, outra na ESIP, em Peniche, pelas 14h30 e outra em frente a sede da ANICP, em Matosinhos, às 10h00, local onde será dada uma conferência de imprensa às 11h00.

Termos relacionados Sociedade