Trabalhadores da limpeza de aviões da TAP vão protestar contra despedimento coletivo

116 trabalhadores da ISS Facility Services já foram afastados do trabalho, segundo o site despedimentos.pt. Na próxima quinta-feira, trabalhadoras e trabalhadores da empresa vão concentrar-se no aeroporto contra este despedimento coletivo.
ISS quer despedir 116 trabalhadores que fazem a limpeza dos aviões da TAP - foto de despedimentos.pt

A administração da ISS Facility Services, a empresa subcontratada para assegurar a limpeza dos aviões da TAP no aeroporto de Lisboa, avançou para o despedimento coletivo de 116 trabalhadores e trabalhadoras. Segundo o despedimentos.pt, no documento entregue aos trabalhadores abrangidos a empresa justifica a decisão com a redução da operação da TAP devido à crise sanitária.

Os trabalhadores alvo do despedimento foram já afastados do trabalho, uma vez que a notificação da empresa prevê a dispensa de comparecer ao serviço, até à conclusão do processo de despedimento coletivo, “sem perda de retribuição ou qualquer outro direito”.

O protesto de trabalhadoras e trabalhadores é convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas. O STAD lembra que muitos dos trabalhadores estiveram em lay-off e, por isso, foram bastante penalizados nos seus rendimentos. Recordam também que houve trabalhadoras e trabalhadores que foram deslocados pela ISS para outros locais de trabalho, (ex: Metro e Carris) e aceitaram essa situação para defenderem o seu emprego,

O STAD destaca ainda que o despedimento coletivo envolve uma dirigente sindical e um delegado sindical e questiona-se se a ISS quer também acabar com a organização sindical na empresa.

A concentração será na próxima quinta-feira, 15 de outubro, entre as 14h e as 18h junto à entrada do Metro no aeroporto Humberto Delgado e contará com a presença da secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha.

A ISS é uma multinacional dinamarquesa dedicada à prestação de serviços e outsourcing em áreas como limpeza, segurança, catering e restauração ou gestão de espaços de trabalho, estando presente em 53 países e contando com mais de 500 mil trabalhadores, refere o despedimentos.pt

Termos relacionados Sociedade