Trabalhadores da conserveira Cofaco de Rabo de Peixe em greve

Os trabalhadores da conserveira Cofaco de Rabo de Peixe fazem greve a 4 de junho. Querem reclamar melhores condições de trabalho e solidarizarem-se com os quadros da empresa dispensados na ilha do Pico e em Peniche.
Fotografia de Paulete Matos

O pré-aviso de greve foi anunciado esta quarta-feira pelo Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, Escritórios e Serviços dos Açores (SABCES/Açores) e refere-se à totalidade de trabalhadores da fábrica de Rabo de Peixe, na ilha açoriana de São Miguel.

Os funcionários exigem a “dignificação da categoria de manipuladora”, a “progressão na carreira profissional”, o fim da “desigualdade de género” e a “contratação coletiva”. Manifestam-se ainda solidários com os despedimentos recentes na fábrica da Cofaco, onde a conserveira anunciou, no início do ano, o despedimento de todos os trabalhadores, que são mais de 160. Foi prometida a readmissão futura, aquando da construção de uma nova unidade. Em Peniche, a fábrica de conservas de Peniche South Atlantic, também do grupo Cofaco, despediu cerca de 50 trabalhadores.

Termos relacionados Sociedade