Trabalhadores da CGD em greve contra acordo de empresa

Sindicato convoca greve para 24 de agosto contra acordo de empresa que acusa ser uma tentativa de eliminar a carreira profissional, as anuidades, o prémio de antiguidade e ainda liberalizar os horários e aumentar a polivalência de funções.
Trabalhadores da CGD em greve contra acordo de empresa
Sindicato considera que esta é "uma verdadeira declaração de guerra aos trabalhadores e ao STEC”. Foto de Paulete Matos.

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) convocou hoje uma greve para o dia 24 de agosto contra a denúncia do Acordo de Empresa (AE) apresentada pela administração.

Em comunicado enviado à comunicação social, o sindicato afirma que a denúncia do acordo de empresa “constitui uma verdadeira declaração de guerra aos trabalhadores e ao STEC”.

“Depois de protelar sucessivamente as negociações de revisão da tabela salarial (em vigor desde 2010), a Caixa, manifestando má fé negocial, apresentou uma proposta arrasadora” onde pretende, segundo o STEC, eliminar a carreira profissional, as anuidades, o prémio de antiguidade e ainda liberalizar os horários e aumentar a polivalência de funções.

“No momento em que a Caixa anuncia 194 milhões de euros de lucros no primeiro semestre, ‘premeia’ os trabalhadores com esta proposta de AE”, acrescentam.

O STEC denuncia ainda as “pressões” para que os trabalhadores adiram ao plano de reformas antecipadas e ao plano de rescisões amigáveis bem como o “assédio crescente nos locais de trabalho, pela via da ameaça, da humilhação, do desrespeito pessoal e profissional”.

Contactado pela agência Lusa, o vice-presidente do STEC, Pedro Messias, afirma esperar uma “forte adesão” à greve, uma vez que o protesto abrange todos os trabalhadores do banco público, sejam ou não sindicalizados, não abrangendo porém as empresas do grupo.

Termos relacionados Sociedade