Está aqui

Trabalhadores da Autoeuropa chumbam pré-acordo

Em votação realizada nesta quarta-feira, os trabalhadores da Autoeuropa chumbaram o pré-acordo, a que a administração e a CT tinham chegado há uma semana. Numa votação altamente participada, com 86,88% de votantes, 3.145 pessoas votaram não – 63% de votantes.
Trabalhadores da Autoeuropa chumbam pré-acordo
Trabalhadores da Autoeuropa chumbam pré-acordo

Os trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram um segundo pré-acordo sobre os horários de trabalho a partir de 2018.

Na votação realizada nesta quarta-feira, 29 de novembro, tinham direito a voto 5.726 trabalhadores e votaram 4.975 - 86,88%.

1.749 trabalhadores e trabalhadoras votaram Sim ao pré-acordo (35,16%), 3.145 (63,22%) votaram Não. Houve 50 votos brancos (1,01%) e 31 nulos (0,62%).

O pré-acordo votado nesta quarta-feira, a que pode aceder aqui, tinha sido assinado por todos os onze membros da atual Comissão de Trabalhadores. Porém, nos três plenários realizados na passada quinta-feira o pré-acordo foi duramente criticado por uma maioria de trabalhadores.

Este pré-acordo previa duas fases com horários e condições diferentes: uma para o período que vai de fevereiro a julho de 2018 e outra a partir de agosto de 2018.

Neste pré-acordo , os trabalhadores teriam de trabalhar dois sábados por mês e, a partir de agosto de 2018, trabalhariam também ao domingo. Até julho de 2018, cada sábado trabalhado daria lugar a um dia de folga, e a remuneração seria a do salário-base acrescido de subsídio de turno, não podendo ser “inferior a 175 euros”, desde que o trabalhador “cumpra com o seu plano individual de trabalho”.

A partir de agosto de 2018, seria criada uma quarta equipa de trabalho para garantir o funcionamento num “modelo de trabalho de laboração contínua” e os trabalhadores abrangidos teriam direito a um pagamento mensal de 150 euros (inferior aos 175 euros do período anterior).

Segundo o Negócios, a CT mantém-se em funções e vai procurar marcar uma nova reunião com a administração da Autoeuropa para continuarem a negociar.

De acordo com a Lusa, a CT da Autoeuropa refere, em comunicado, que “tendo em conta os resultados obtidos com o referendo, pretende reiniciar o processo negocial com o objetivo de alcançar um novo entendimento".

Segundo o site eco.pt, a administração da Autoeuropa lamentou a rejeição do pré-acordo, referiu que está “a analisar o impacto” da votação e tomará posição “oportunamente”.

Notícia atualizada às 0.07h de 30 de novembro de 2017 e às 11.30h de 30 de novembro de 2017

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)