Trabalhadores científicos protestam esta sexta-feira

Estes trabalhadores exigem, entre outras reivindicações, a prorrogação de todas as bolsas de investigação e a integração dos trabalhadores científicos nas respetivas carreiras. A concentração terá lugar às 14h junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Trabalhadores científicos protestam esta sexta-feira às 14h, em frente ao ministério da Ciência – Foto de precarios.net

O protesto é convocado pela Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) e pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF), com concentração dia 16 de abril às 14h em frente ao ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

No comunicado conjunto, é assinalado que os trabalhadores com contratos a prazo e contratos de bolsa foram profundamente afetados pelas medidas de combate à pandemia, nomeadamente pelo encerramento das instituições, pelas restrições à circulação e pela necessidade de apoiarem familiares dependentes.

No documento, lembra-se que o Governo e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) decretaram, na sequência do confinamento de março de 2020, o prolongamento das bolsas por si financiadas em dois meses. O texto salienta que a medida era necessária, mas foi insuficiente, porque não foi estendida às bolsas não financiadas pela FCT e porque os prejuízos não se limitaram a dois meses.

Perante a ausência de resposta da FCT e do ministério, a ABIC lançou um abaixo assinado, que já recolheu quase 3.000 assinaturas, exigindo a prorrogação de todas as bolsas por três meses. O comunicado defende que, para além do prolongamento das bolsas, sejam tomadas medidas concretas de apoio a todos os investigadores.

No comunicado conjunto, indica-se ainda as exigências destes trabalhadores: prorrogação de todas as bolsas de investigação; extensão dos prazos de entrega de tese em cumprimento do artigo 259.º da Lei n.º 75-B/2020; abertura de novas edições dos concursos CEEC e de Projetos de IC&DT em 2021; fim das taxas de entrega de tese; democratização das Instituições de Ensino Superior por forma a garantir o direito dos trabalhadores científicos a eleger e ser eleito, independentemente do tipo de vínculo; revogação do Estatuto do Bolseiro de Investigação; e integração dos trabalhadores científicos nas respetivas carreiras.

Termos relacionados Sociedade