Está aqui

Tate Britain expõe retrospetiva de Paula Rego no verão

A pintora Paula Rego vai estar em destaque na galeria Tate Britain, em Londres, entre 7 de julho e 24 de outubro. Será a maior e mais abrangente da sua carreira.
"A Dança" de Paula Rego / Fotografia: Tate Galery e Paula Rego

A exposição “Paula Rego” vai começar com uma seleção dos primeiros trabalhos desta pintora, raramente vistos, nos quais a artista explorou os seus problemas pessoais, mas também questões sociais, como é o caso da obra "Interrogation", quadro pintado aos quinze anos de idade.

Nas pinturas, colagens e desenhos das décadas 1960 e 1970 é manifesta a oposição de Rego à ditadura portuguesa, usando uma variedade de fontes de inspiração, incluindo anúncios, caricaturas e notícias. 

A partir da década de 1980, deixa as colagens e dedica-se à pintura, combinando memórias de infância com as experiências de mulher, esposa e amante. A exposição vai incluir pinturas importantes deste período, como quadros da emblemática série “The Vivian Girls” ou "The Policeman's Daughter”, alguns dos quais são resultado da relação intensa de Rego com marido, o pintor Victor Willing, falecido em 1988.

A exposição vai também mostrar gravuras de série "Nursery Rhymes” de 1989, na qual, segundo um comunicado do museu, "Rego explora a estranheza e a crueldade das tradicionais canções infantis britânicas”, e grandes pastéis de óleo de figuras femininas solteiras dos anos 1990 a 2000, incluindo as séries “Mulher Cão” e “Aborto”.

Também dos anos 2000, “Possessão” é uma série raramente exposta em público, mas que já passou pelo Museu de Serralves e junta a experiência pessoal de depressão e terapia de Paula Rego com a inspiração em fotografias encenadas do século XIX de mulheres diagnosticadas como sofrendo de "histeria". 

Paula Rego nasceu em Lisboa em 1935. Saiu de Portugal para estudar na Slade School of Art, tornando-se na única artista mulher do grupo da Escola de Londres. Distingue-se por uma obra fortemente figurativa e literária, considerada incisiva e singular pela crítica de arte, tendo sido amplamente galardoada ao longo da sua carreira. 

Termos relacionados Cultura
(...)