Stiglitz: as consequências da austeridade serão “largas e severas”

Joseph Stiglitz afirmou, esta quarta feira, que nenhuma grande economia, como é a Europeia, saiu da crise com austeridade e que, se as políticas não mudarem de rumo, e caso não se avance no sentido de uma maior coesão económica e social, o euro desaparecerá.

Segundo o Público espanhol, o Prémio Nobel da Economia alertou, durante a abertura do I Congresso Trabalho, Economia e Sociedade, organizado pela Fundacíon 1 de Mayo da Confederação Sindical de Comissões de Trabalhadores (CCOO) espanhola, que as consequências das políticas de austeridade serão “largas e severas” e que é provável que a crise se intensifique e prolongue.

Joseph Stiglitz defendeu que existem alternativas que permitiriam à Espanha sair da crise, mas que a capacidade de atuação do país é limitada, sendo que as medidas devem partir da Europa.

O secretário geral da CCOO, Ignacio Fernández Toxo, afirmou, por sua vez, que a Europa “foi mal parida” e que a mesma necessita de um “novo contrato social”. Este sindicalista sublinhou que o movimento sindical quer liderar uma “ampla resposta do conjunto da cidadania”, por forma a pôr em evidência que existem alternativas para uma saída social da crise.

Termos relacionados Internacional