STCP: Posição comum dos sindicatos permitiu acordo salarial

A administração da STCP e cinco sindicatos assinaram um acordo que reduz os escalões e garante um aumento salarial médio de 2.3% na empresa.
Foto STCP.

O acordo para um aumento salarial foi assinado esta semana entre a administração da STCP, o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN, membro da FECTRANS), o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), a Associação Sindical de Trabalhadores dos Transportes Coletivos do Porto (SMTP) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (SITTAMP).

"Para além das atualizações salariais, [chegamos a acordo para] a correção de alguns horários e linhas deficitárias, em que havia dificuldades em serem cumpridas e vão ser corrigidas aquando os serviços escolares e de inverno. O aumento não é igual em todos os escalões, por isso a atualização média é de 2,3%", afirmou à agência Lusa Jorge Costa, do SNM.

A atualização da tabela salarial da empresa produz efeitos a partir de 1 de maio de 2018 e os escalões na tabela salarial são reduzidos a três. As remunerações mínimas na empresa passam para os 628.60 euros no grupo salarial A e vão até aos 1527,70 euros no grupo R, pode ler-se na tabela que consta do acordo agora subscrito, publicado no site da Fectrans.

"Este acordo foi conseguido após as organizações sindicais terem assumido uma posição comum sobre a matéria, tal como a Fectrans/STRUN defendeu e que permitiu, agora, uma valorização dos salários, tal como tinha acontecido noutras empresas públicas", afirma a federação sindical.

A administração da empresa comprometeu-se ainda a garantir o transporte de trabalhadores — que tinha sido suprimido por falta de motoristas — e a alterar os horários das linhas 202 e 500 a partir de setembro.

Fora deste acordo ficou a reivindicação relativa a questões de higiene e segurança no trabalho, uma das razões que fez o plenário de trabalhadores no fim de julho aprovar uma greve no primeiro dia útil de cada mês.

Termos relacionados Sociedade