SOS Racismo condena comentários racistas de deputado municipal David Ribeiro

O deputado da Assembleia Municipal do Porto, David Ribeiro, publicou este fim de semana comentários depreciativos sobre um grupo de pessoas que qualificou como “energúmenos” e “ciganos romenos”.
SOS Racismo condena comentários racistas de deputado municipal David Ribeiro

O SOS Racismo divulgou um comunicado onde critica o que considera serem as “graves mensagens racistas e xenófobas” de David Ribeiro, deputado na Assembleia Municipal do Porto pelo movimento do independente Rui Moreira. Em causa estão publicações, entretanto apagadas, onde o deputado se refere a um grupo de cidadãos que qualifica como “energúmenos” e “ciganos romenos”.

Em comunicado, a associação “apela a que se retirem todas as consequências de afirmações discriminatórias e discursos de ódio, acionando mecanismos proporcionais à gravidade de tais atos quando cometidos por agentes políticos”, referindo-se à publicação do deputado numa rede social, entretanto eliminada pelo Facebook por ter sido considera discurso de ódio.

O deputado começou a sua publicação dizendo “Não, não sou racista nem xenófobo, mas declaradamente contra quem recusa qualquer tipo de ajuda social e prefere continuar a viver da mendicidade, do pequeno furto e a dormir em jardins e espaços públicos, conspurcando os terrenos que são de todos”. Ribeiro defendendo depois a necessidade de “refletir” e “encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos”.

Numa outra publicação, o deputado municipal eleito pela lista independente de Rui Moreira publica uma fotografia de três mulheres e um homem, dizendo que “duas noites sem romenos a dormirem à nossa porta dá-nos uma sensação de alívio…”.

Para o SOS Racismo, que quer questionar a Assembleia Municipal do Porto sobre o tema, é “particularmente grave que um responsável autárquico, com funções de representação do povo que o elegeu, difunda e torne públicas mensagens de natureza discriminatória, em afirmações pontuadas por preconceitos e por insultos”.

A associação antirracista sem fins lucrativos considera ainda que a situação se “agrava quando, já após a eliminação do referido texto, Ribeiro insiste na culpabilização de quem o denuncia, revelando complacência com comentários de índole racista, sexista e violenta”. Referem-se à publicação, feita pelo deputado, de um comentário feito por uma cidadã que qualificou os discursos de David Ribeiro como constituindo “discurso de ódio”. Essa segunda publicação de David Ribeiro recebeu dezenas de comentários de cariz racista dirigidos aos cidadãos fotografados inicialmente e de cariz sexista dirigidos à cidadã que criticou o tipo de discurso utilizado.

“Lamentando e repudiando as palavras de reincidente discriminação” do deputado, o SOS Racismo revela que vai questionar a AM sobre se os deputados municipais, em particular os “eleitos pelo movimento “Rui Moreira – Porto, O Nosso Partido”, se “revêm nas palavras e no teor da mensagem do deputado”.

A agência Lusa tentou entrar em contacto com a autarquia do Porto, tendo esta respondido que “a questão não diz respeito à Câmara do Porto, que não tem que se pronunciar sobre afirmações pessoais ou outras de deputados que pertencem a um órgão político autónomo”.

A associação cívica “Porto, O Nosso Movimento”, criada após as eleições que deram o segundo mandato a Rui Moreira, eleito pelo movimento “O Nosso Partido é o Porto”, e pelo qual David Ribeiro foi eleito, não apresentou qualquer resposta.

Termos relacionados Sociedade