Está aqui

SOS Racismo apresenta queixa contra eurodeputado do PS

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial será chamada a pronunciar-se sobre a declaração do eurodeputado Manuel dos Santos no Twitter, referindo-se a uma deputada socialista de forma pejorativa como “a cigana, e não é só pelo aspeto”.
Manuel dos Santos.
Manuel dos Santos. Foto Grupo S&D no Parlamento Europeu/Flickr

A polémica sobre a localização da melhor cidade portuguesa para acolher a Agência Europeia do Medicamento teve esta sexta-feira um desenvolvimento inesperado, com a acusação lançada pelo eurodeputado do PS Manuel dos Santos contra a deputada socialista e candidata à Câmara de Matosinhos Luísa Salgueiro pelo seu voto favorável à resolução que defendia o interesse nacional na candidatura portuguesa e mencionava a cidade de Lisboa.

“Luísa Salgueiro, dita a cigana e não é só pelo aspecto, paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”, afirmou Manuel dos Santos na rede social Twitter, levantando uma onda de protesto nas redes sociais e dentro do próprio Partido Socialista. O eurodeputado Carlos Zorrinho e o porta-voz do partido, João Galamba, foram alguns dos que condenaram as palavras de Manuel dos Santos nos minutos seguintes na mesma rede social. O primeiro-ministro e líder do PS reagiu numa declaração enviada à agência Lusa: “Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão Nacional de Jurisdição rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas”, afirmou António Costa. A distrital socialista do Porto anunciou por seu lado a retirada da confiança política a Manuel dos Santos.

Para a associação SOS Racismo, que este fim de semana organiza em Lisboa a 10ª Festa da Diversidade, “as declarações racistas, sexistas e misóginas de Manuel dos Santos devem ser denunciadas e veementemente repudiadas”. O SOS Racismo irá agora “apresentar a competente participação à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, exigindo firmeza na condenação, bom senso e sentido de responsabilidade dos diferentes actores políticos e sociais para não sedimentarem preconceitos, alimentar estereótipos e legitimar racismos”, afirma a associação em comunicado.

“A agressão não é uma opinião, o insulto não é uma opinião, o racismo não é uma opinião”, acrescenta o SOS Racismo, defendendo ainda que o Parlamento Europeu e o Partido Socialista condenem as declarações do eurodeputado Manuel dos Santos “e, em consequência, lhe retirem a confiança politica”. 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)