Está aqui

Software livre educativo: comunidade divulga lista de recomendações

A ANSOL e a Comunidade Ubuntu Portugal uniram-se para criar uma lista de software livre útil para as unidades de ensino que se vejam forçadas ou encorajadas a trabalhar à distância e também para os pais instalarem nas próximas semanas.
Foto de Michelle/Flickr

Com o surto de Covid-19 e o encerramento das escolas, o quotidiano de muitas famílias vai mudar radicalmente a partir desta segunda-feira. Mas em vez de encarar o próximo período como férias forçadas, as crianças podem e devem continuar a aprender.

A ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre - e a Comunidade Ubuntu Portugal criaram um site com uma lista de recomendações de software livre e gratuito que pode ser usado para a colaboração remota. “Útil para muitas áreas, a lista contém especificamente recomendações para o ensino, abrangendo várias disciplinas, como a Música, a Física ou a Matemática, abrangendo diversas faixas etárias”.

Veja aqui a lista de recomendações

“Numa altura em que muitas organizações, educativas ou não, são obrigadas a repensar as suas metodologias de trabalho e comunicação, a comunidade respondeu prontamente tentando ajudar todos os afetados por esta condição”, diz Tiago Carrondo, Presidente da Direcção da ANSOL.

A lista está aberta a mais contributos e inclui software que pode ser instalado pelas instituições e também pelos utilizadores. Para além de ferramentas de edição de imagem, som e vídeo, há também de atividades para crianças, resolução de problemas, treino de ouvido e música, entre outros

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)