Está aqui

Sociólogos debatem quatro décadas de democracia

Realizar-se-á de 14 a 16 de Abril, na Universidade de Évora, o VIII Congresso Português de Sociologia sob o tema: 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas (programa).
VIII Congresso Português de Sociologia realiza-se de 14 a 16 de Abril, na Universidade de Évora
VIII Congresso Português de Sociologia realiza-se de 14 a 16 de Abril, na Universidade de Évora

Organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia (a segunda maior associação do género, logo a seguir à americana, com mais de dois mil associados), o evento conta já com mais de mil inscritos e oitocentas comunicações que debaterão os resultados das mais recentes pesquisas sobre a sociedade portuguesa.

A conferência de abertura será proferida por Ulrich Beck, da - Ludwig Maximilian University of Munich, conhecido sociólogo alemão que propõe conceitos como os de “sociedade de risco”, “modernização reflexiva”, “segunda modernidade” ou “destradicionalização”. O seu último livro, de grande atualidade, “A Europa Alemã - de Maquiavel a “Merkievel”. “Estratégias de poder na crise do euro”, aponta críticas sérias ao rumo europeu e propõe uma nova estratégia para a união. Como o próprio afirma, a Alemanha pode ditar as condições para novos empréstimos aos Estados pobres da zona euro - até chegar ao ponto de esvaziar os direitos democráticos de codecisão dos parlamentos grego, português, italiano, espanhol e, por último, também alemão.

Destacam-se ainda as mesas redondas “Sociologia e Sociedade: viagem por 40 anos de democracia”; “Diplomados, trajetórias e inserções profissionais”; “A Ciência em Diálogo”; “Poder Local e Intervenção social: a experiência dos/as sociólogos/as”; “Desafios da Sociologia em Portugal: ensino, ciência e profissão”; “A Europa em questão: transições para a democracia” e ainda as sessões especiais “Formas de Pobreza em Contexto de Crise”; “Modos de vida e Valores”; “Tecnologia, profissionais e utilizadores”; “Demografia num país desigual”; “País de migrações ou mobilidade global?”; “Dinâmicas do xadrez territorial” e “Educação, consumo e alimentação”.

Artigo publicado no blogue Inflexão em 10 de abril de 2014

Sobre o/a autor(a)

Sociólogo, professor universitário. Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação, coordena, desde maio de 2020, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Termos relacionados Sociedade
(...)