SNS24: Linha de aconselhamento psicológico atendeu quase 50 mil este ano

Criada no início da pandemia, a linha telefónica que procura dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos tem sido muito procurada por profissionais de saúde.
Foto Chris Bloom/Flickr

Entre as 173 mil chamadas efetuadas para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 - 800242424, escolhendo em seguida a opção 4 - nos ultimos dois anos e meio, quase onze mil foram feitas por profissionais de saúde, afirmou à agência Lusa fonte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que gerem a linha em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

O balanço do atendimento na linha telefónica foi feito este domingo, no Dia Nacional do Psicólogo. São estes profissionais que garantem o atendimento da linha criada no início da pandemia com o objetivo de ajudar a gerir emoções em situação de crise e diminuir a possibilidade de desenvolver problemas de saúde mental na sequência da crise pandémica.

Em 2022, a linha continuou a atender utentes e profissionais de saúde, totalizando mais de 46 mil chamadas desde o início do ano. E alargou o funcionamento para conseguir comunicar também em língua inglesa, com 2.500 chamadas encaminhadas para estes profissionais desde o passado dia 20 de abril.

“As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”, revelam os SPMS, explicando que “nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados”.

Ainda segundo os SPMS, o psicólogo que atende a chamada “pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia”.

Termos relacionados Saúde