Está aqui

Sindicatos de motoristas confirmam que greve se mantém

O plenário que decorreu durante a tarde deste sábado confirmou a manutenção da greve cujo início está marcado para a próxima segunda-feira. A decisão foi tomada por unanimidade.
Fotografia: António Cotrim/Lusa
Fotografia: António Cotrim/Lusa

O presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) confirmou que a greve marcada se mantém. “Enquanto não houver uma proposta definitiva e uma resposta da ANTRAM ao nosso apelo estamos em greve a partir de segunda-feira”, afirmou Francisco São Bento à saída do plenário de trabalhadores.

O plenário decorreu em Aveiras de Cima, tendo terminado ao final da tarde. O dirigente considera que a resposta do governo à greve é um “autêntico ataque ao direito à greve”. “Deviam rever-se na nossa luta todos os trabalhadores de Portugal. Todas as profissões de Portugal deviam partilhar esta preocupação depois de decretados os serviços mínimos pelo nosso Governo”, afirmou à comunicação social.

Para as estruturas sindicais, a greve terminará apenas quando os “valores que foram assumidos inicialmente e rejeitados posteriormente [pela ANTRAM] voltarem a estar em cima da mesa”. Assim, os grevistas afirmam que não aceitarão nada menos do que os 900 euros de salário base já em janeiro de 2020. O representante do SNMMP afirmou ainda que “há uma onde de indignação” em relação aos serviços mínimos decretados pelo governo.

Catarina Martins, coordenadora do Bloco, já afirmou publicamente que os serviços mínimos impostos pelo governo no setor dos transportes são um entorse ao direito à greve.

Os motoristas reivindicam que a associação patronal Antram cumpra o acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

Termos relacionados Sociedade
(...)