Sindicatos acusam administração da RTP de desconsiderar "compromissos"

Sindicatos argumentam que a administração liderada por Nicolau Santos tem desconsiderado os trabalhadores e denuncia comportamentos “com sérios laivos de quero, posso e mando”.
Foto de Paulete Matos

Em comunicado, citado pela Lusa, oito sindicatos representativos dos trabalhadores da RTP acusam o Conselho de Administração (CA) de os “desconsiderar” e de fazer o mesmo com os compromissos acordados, inclusive com o incumprimento do "regulamento que inventou”.

Os sindicatos afirmam que a atitude da administração se tem revelado “com sérios laivos de quero, posso e mando”. O comunicado aponta várias críticas à gestão de Nicolau Santos, começando pelos “70 reenquadramentos que há dois anos se arrastavam por conta de pretensos entraves das Finanças", mas que podem agora "ver a luz do dia por via de um simples regulamento”. No entanto, consideram: “Pena é que tenham demorado dois anos para entender que a solução já estava no AE (Acordo de Empresa) e que se tenha gastado dinheiro em inúteis pareceres jurídicos, para se chegar a essa conclusão. Ou foi propositado, ou pura incompetência: em qualquer dos casos, é grave”.

Os trabalhadores denunciam ainda que “o compromisso assumido, formalmente, com os sindicatos, através de um «protocolo de acordo» sobre a retroatividade do pagamento destes reenquadramentos a 2019, devidamente calendarizada, não conta para nada”.

A administração, acusam, não cumpre as suas próprias ordens de serviço, dando como exemplo “os concursos externos sem que tenha sido feito qualquer recrutamento interno para tais categorias, reveja-se o plano de atividades para 2021, o Plano Estratégico, as contratações, a suspensão de rescisões por mútuo acordo, atempadamente validadas, os travões em processos essenciais”.

A nota de imprensa é assinada pela Federação dos Engenheiros (FE), Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores de Escritório e Serviço (FETESE), Sindicato das Comunicações de Portugal (SICOMP), Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV), Sindicato Independente dos Trabalhadores da Informação e Comunicações (SITIC), Sindicato dos Jornalistas (SJ), Sindicato dos Meios Audiovisuais (SMAV) e Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicação e Comunicação Audiovisual (STT).

Termos relacionados Sociedade