Sindicato acusa Pingo Doce de tentar ocultar casos de covid-19

Dirigente do CESP avança que "isso é muito perigoso e revelador de quem tenta calar os trabalhadores”. Diretora de recursos humanos do Pingo Doce desmente a acusação.
Pingo Doce da Bela Vista, em Lisboa
Pingo Doce da Bela Vista, em Lisboa. Imagem Google.

"O Pingo Doce tem sido um foco de contágio enorme - e, mais estranho, tem estado a chamar os trabalhadores para assinarem documentos a dizer que não podem informar que existem casos de contágio dentro das lojas", afirmou Orlando Gonçalves, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) em declarações à TSF.

"Isso é muito perigoso e revelador de quem tenta calar os trabalhadores”, acrescentou.

Orlando Gonçalves dá como exemplo casos registados nas lojas do Pingo Doce de Telheiras, da Avenida Duque de Ávila, em Lisboa, e do centro comercial Babilónia. "Há muitos casos que têm ocorrido no Pingo Doce e nada acontece nas lojas", aponta. O dirigente sindical referiu ainda que nem todas as recomendações feitas para prevenir os casos de Covid-19 entre trabalhadores têm sido aplicadas.

De acordo com a TSF, esta quarta-feira, os trabalhadores da plataforma logística da Azambuja fazem um ponto da situação nas empresas que continuam a registar novos casos de infeção nas últimas semanas.

Pingo Doce desmente acusações

A diretora de recursos humanos do Pingo Doce, Margarida Manaia, afirmou categoricamente que a acusação do CESP é “totalmente falsa”. “Não há nenhum documento [que esteja a ser assinado para manter o silêncio sobre casos dentro das lojas]. As declarações são de uma irresponsabilidade e de uma falsidade que nos indignam", sinalizou.

Margarida Manaia acusa o sindicato de difundir uma "mentira" e assegura que "o Pingo Doce tem feito tudo o que está ao seu alcance" para salvaguardar a saúde dos trabalhadores, dando o exemplo da disponibilização de equipas médicas e dos "mais de 4 mil testes" já realizados.

"O Pingo Doce é um parceiro de solução nacional, não é um problema", destacou.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade