Está aqui

Sessão pública junta apoiantes da proposta de Arnaut e Semedo

Este domingo à tarde, em Lisboa, o Bloco vai juntar várias personalidades do sector da saúde em defesa da Lei de Bases proposta pelo fundador do SNS e o antigo coordenador bloquista.

A iniciativa tem entrada livre e é promovida pelo Bloco de Esquerda, que levou ao parlamento a proposta de Lei de Bases que deu sequência ao trabalho do fundador do SNS e do antigo coordenador bloquista, ambos falecidos há poucos meses.

A sessão pública realiza-se este domingo a partir das 14h no ISCTE, em Lisboa (metro Cidade Universitária). E pretende intervir no debate público sobre o futuro do SNS português, numa altura em que o PSD apresenta propostas no sentido da privatização da saúde e o governo se prepara para aprovar uma proposta baseada na comissão liderada por Maria de Belém, que consagra os recuos no sistema de saúde público e universal que resultaram das alterações à Lei de Bases aprovadas pelo governo de Cavaco Silva na década de 1990.

A intervenção de abertura estará a cargo do deputado bloquista Moisés Ferreira. Em seguida, José Aranda da Silva explicará as razões para uma nova de Lei de Bases, Manuela Vieira da Silva falará acerca da reforma hospitalar, Ana Matos Pires sobre a reforma da saúde mental e João Rodrigues sobre a reforma dos cuidados de saúde primários.

Às 16h15 tem início o segundo painel desta sessão, com intervenções de Cipriano Justo sobre políticas de saúde, Augusta de Sousa acerca da política para as profissões no SNS, Eugénio Rosa sobre o SNS e a ADSE e Constantino Sakellarides sobre o futuro do SNS.

A coordenadora bloquista Catarina Martins tambémirá intervir, cabendo-lhe o encerramento da sessão às 18h. "O PSD quer entregar a saúde aos privados. O Governo do Partido Socialista tem escolhido um caminho semelhante. O caminho da manutenção do subfinanciamento crónico do Serviço Nacional de Saúde, dos negócios privados, da renovação das PPP", diz a apresentação desta inicativa, que defende "mais investimento, maior acesso e mais qualidade dos serviços prestados" no SNS.

Termos relacionados Política
(...)