Está aqui

Semana de quatro dias de trabalho pode ter “papel crucial” no combate à crise

Estudo do think tank Autonomy aponta que uma semana de quatro dias de trabalho sem perda de salário teria inúmeros benefícios para os trabalhadores que se confrontam com o aumento do custo de vida. Projeto piloto no Reino Unido tem agradado à maioria dos trabalhadores e empresas.
Foto de Paulete Matos.

A Autonomy, uma “organização de investigação independente e progressista que se concentra no combate às alterações climáticas, no futuro do trabalho e no planeamento económico”, assinala que este regime de trabalho se traduziria numa poupança considerável em custos com cuidados infantis e deslocamento. O think tank defende que esta medida poderia ajudar a aliviar a crise do custo de vida.

Os ativistas e economistas que têm defendido a semana de quatro dias de trabalho têm focado a sua atenção nos benefícios para os trabalhadores decorrentes de maior tempo de lazer, e também nas potenciais melhorias na produtividade, com as empresas a realizar a mesma quantidade de trabalho, mas em menos tempo.

A Autonomy acrescenta que este este regime também ajudaria os trabalhadores que lutam com o aumento do custo de vida, face a uma inflação galopante. Baseando a sua análise na realidade britânica, a organização estima que uma pessoa com uma criança com menos de dois anos economizaria 1.440 libras em cuidados infantis e 340 libras em deslocamentos, em média, ao longo de um ano.

Projeto-piloto abrange 3.300 trabalhadores e termina em novembro

O estudo surge num momento em que se desenvolve uma experiência piloto inovadora no Reino Unido. Mais de 70 empresas, com cerca de 3.300 trabalhadores, inscreveram-se para o teste de seis meses, que começou em junho e terminará em novembro, e que consiste na implementação do regime de quatro dias de trabalho semanais. O projeto está a ser promovido pela campanha 4 Day Week, que é apoiada diretamente pela Autonomy.

Joe Ryle, diretor da 4 Day Week, citado pelo The Guardian, afirmou que, até agora, a experiência foi extremamente positiva, e que a mudança pode ajudar a aliviar a crise do custo de vida. Explicando que a maioria das empresas planeia adotar definitivamente este regime. No final do projeto piloto, será possível analisar, com maior exatidão, as vantagens de trabalhar um dia a menos.

Will Stronge, diretor de investigação da Autonomy, referiu que “os benefícios de uma semana de quatro dias para o bem-estar dos trabalhadores e o aumento da produtividade são bem conhecidos, mas o impacto que poderia ter no custo de vida até agora foi ignorado”.

“Uma semana de quatro dias sem perda de salário pode desempenhar um papel crucial no apoio aos trabalhadores para a sua sobrevivência nos próximos anos”, rematou.

Termos relacionados Internacional
(...)