Seis voos da SATA cancelados este domingo por greve dos tripulantes

No terceiro de quatro dias de greve dos tripulantes de cabine da companhia aérea açoriana, a administração confirma seis em 22 voos foram cancelados. O sindicato fala numa adesão de 80% e diz que os voos restantes foram feitos com uma tripulação mínima.
Avião da SATA.
Avião da SATA. Foto de LFSB Planes Pictures/Flickr.

A SATA Internacional – Azores Airlines diz que foi “possível garantir a realização da maioria” dos voos previstos para o terceiro de quatro dias de greve dos seus tripulantes de cabine. Até às 16 horas, “do total de 22 voos planeados para o dia de hoje foram cancelados seis”, assegura a empresa. Trata-se de ligações entre Frankfurt e Ponta Delgada, entre Lisboa e Ponta Delgada e o voo circular entre Lisboa, Terceira, Ponta Delgada, Lisboa.

O sindicato que convocou o protesto, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), indica que ao longo dos três dias de paralisação registou-se uma adesão na ordem dos 80%, sendo que, segundo apontou uma fonte sindical à Lusa, “os voos estão a fazer-se com tripulações mínimas”.

Esta greve acontece num período conturbado da vida SNPVAC. A direção sindical que tinha convocado o protesto foi destituída numa assembleia geral em 27 de setembro e o sindicato está a ser gerido por uma comissão de gestão que não tem poderes negociais nem conta com nenhum associado que trabalhe na SATA.

Entre as reivindicações que os trabalhadores apresentam está a exigência de um indemnização de 1,4 meses por cada ano trabalhado em caso de despedimento coletiva ou extinção do posto de trabalho, a atualização dos rendimentos com retroativos a janeiro, que já tinha sido acordada.

Em declarações à RTP, Bruno Neves, delegado sindical na SATA, disse que os trabalhadores “estão fartos de ser ostracizados” e “rebaixados”, “querem ser tratados condignamente” e “voltar a ter confiança numa empresa que todos os dias dá provas de que não podem confiar nela.”

Os trabalhadores têm novas greves marcadas para os períodos entre 25 e 28 de outubro, 22 a 25 de novembro e de 30 de novembro a três de dezembro

Termos relacionados Sociedade