Está aqui

Segurança Social arrecadou 750 milhões com descontos de imigrantes

Valor dos descontos dos trabalhadores imigrantes em Portugal, que representam 5.6% da mão de obra empregada no país, continua a crescer.
pessoas atravessam passadeira
Foto de Paulete Matos.

Segundo dados avançados na quinta-feira pelo Jornal Económico, citando dados da Segurança Social, o número de empregos ocupados por trabalhadores imigrantes a descontar para a Segurança Social foi de 193.663 em junho do ano passado. Isto equivale a 5.6% dos empregos registados.

O jornal faz o cálculo das receitas dos cofres da Segurança Social com base no valor médio dos salários brutos do nosso país, descontando-lhes 17% - o valor da diferença do salário pago aos imigrantes em relação à média nacional, segundo contas do Banco de Portugal. O resultado desse cálculo ronda os 750 milhões de receita anual só com os descontos dos trabalhadores imigrantes.

“Num contexto de envelhecimento da população ativa portuguesa, mais imigrantes jovens é sinónimo de melhoria do nível de sustentabilidade da Segurança Social portuguesa, baseada num sistema de redistribuição dos ativos para os não ativos”, afirmou ao Jornal Económico João Cerejeira. Este professor de Economia da Universidade do Minho sublinha que “vários estudos indicam que o saldo para a Segurança Social de um imigrante – ou seja, a diferença entre o que contribui e o que recebe – é positivo”.

Estes números não incluem a receita para o Estado que resulta de outros impostos, nomeadamente o IRS. E também aqui os investigadores calculam que a receita esteja a aumentar a par dos salários, uma vez que se registou um aumento do nível de qualificações dos trabalhadores que procuram Portugal para viver. Nos últimos oito anos, o peso da população estrangeira entre os 25 e os 64 anos com formação superior duplicou, passando de 15% para 30%, ultrapassando o da população nacional, que no mesmo período 2011-2018 passou de 17% para 26%, segundo as contas do Banco de Portugal.

Termos relacionados Sociedade
(...)