Está aqui

Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

José Artur Neves demitiu-se esta quarta-feira. De acordo com a Procuradoria Geral da República, o Ministério da Administração Interna, a Secretaria de Estado da Proteção Civil, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Comandos Distritais de Operações de Socorro estão a ser alvo de buscas.
Foto de Tiago Petinga, Lusa.

"Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, o ministro da Administração Interna aceitou o pedido e transmitiu essa decisão ao primeiro-ministro", lê-se numa nota do Ministério da Administração Interna (MAI), citada pela Lusa.

Por sua vez, a Procuradoria Geral da República (PGR) informa, numa missiva citada pela agência noticiosa, que se encontram em curso oito buscas domiciliárias e 46 não domiciliárias, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

"Em causa estão práticas levadas a cabo no contexto de uma operação cofinanciada pelo Fundo de Coesão da União Europeia (…), enquadradas nos Programas “Aldeia Segura”, “Pessoas Seguras” e “Rede Automática de Avisos à População", escreve a PGR.

Na mesma nota, a PGR avança que estão em causa suspeitas de fraude na obtenção de subsídio, de participação económica em negócio e de corrupção.

As buscas decorrem em vários locais, incluindo o Ministério da Administração Interna, a Secretaria de Estado da Proteção Civil, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Comandos Distritais de Operações de Socorro.

Termos relacionados Política
(...)