Está aqui

São João de Areias em luta pelo acesso a cuidados de saúde

A população de São João de Areias, em Santa Comba Dão, manifestou-se esta segunda-feira contra o mau funcionamento da Extensão do Centro de Saúde e teme que o seu destino seja o encerramento.
Protesto em São João de Areias
Protesto em São João de Areias. Foto esquerda.net

Mais de uma centena de pessoas manifestou-se esta segunda-feira à porta da Extensão de Saúde de São João de Areias, no concelho de Santa Comba Dão, por causa do mau funcionamento desta unidade. Os utentes da unidade de saúde queixam-se de não haver consultas todos os dias, da falta de profissionais e falta de atendimento em diversos cuidados. A situação arrasta-se desde 2015 e a população teme um eventual encerramento da Extensão.

Os ânimos chegaram mesmo a exaltar-se, com acusações de incompetência atribuídas ao executivo da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, ambos do Partido Socialista. Perante a insatisfação dos utentes e devido à pressão que o Bloco de Esquerda tem exercido junto das autoridades competentes, o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, António Cabrita Grade, garantiu que a equipa de médicos em Santa Comba Dão vai ser reforçada em Abril. O responsável pelo ACES assegurou ainda que a extensão de S. João de Areias vai manter-se de portas abertas.

Também foi anunciada a construção de um novo edifício na localidade para albergar o posto médico, uma promessa feita pelos decisores políticos desde 2016, já que as atuais instalações não têm condições. O Bloco de Esquerda, através do deputado Moisés Ferreira, também garantiu que exercerá pressão junto do Ministério da Saúde para que esta obra se realize o mais rapidamente possível.

O deputado bloquista participou na concentração organizada pelo movimento social “Mexer S. João de Areias”, com o objetivo de reclamar melhores condições para a Extensão de Saúde. O parlamentar colocou-se ao lado dos manifestantes, não escondendo a preocupação com a falta de condições na unidade de S. João de Areias.

Referiu que todos já vimos nos últimos anos a situação de Extensões de Saúde que se vão esvaziando, com a intenção dos utentes de se inscreverem noutro sítio, para depois chegar a altura de encerrar. Salientou ainda que o Bloco não quer que isso aconteça e continuará a lutar junto da população de São João de Areias.

Termos relacionados Sociedade
(...)