Rodoviárias de Leiria e Santarém: greve com 90% de adesão

Esta quinta-feira, os trabalhadores das rodoviárias do Oeste, Lis e Tejo estiveram em greve em prol do aumento dos salários e da unificação das regras de trabalho nas empresas do Grupo Barraqueiro.
Fotografia: Andre Kosters/Lusa

Segundo as fontes sindicais, a greve teve cerca de 90% de adesão. Em Lisboa, houve ainda uma concentração que reuniu mais de uma centena de trabalhadores à entrada da sede do grupo Barranqueiro, no Campo Grande.. A greve continuará até às três da manhã de sábado.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) afirma que foi, “em tempo oportuno”, apresentada à empresa uma proposta de aumento de salários, mas que a mesma entendeu que não deveria negociar com os trabalhadores. O salários em questão, de acordo com o mesmo sindicato, rondam os 609 euros para as funções de motorista.

Para obter licenças e ter os requisitos para estar apto a trabalhar, um motorista gasta entre 3 mil e 4 mil euros.

As três transportadoras pertencem ao grupo Barraqueiro (49%) e à Transdev (49%). A empresa-mãe, a Rodoviária do Tejo, detém 2%.

Termos relacionados Sociedade