Está aqui

Revista Vírus: terceira edição disponível na net

"Socialismo e Trabalho" é o tema do dossier do terceiro número da nova série da revista Vírus, agora disponível online em formato pdf. Introduzido pelo sociólogo brasileiro Ricardo Antunes, o dossier conta com contributos de Francisco Louçã, Antoine Artous, Adriano Campos, Hugo Dias e João Madeira. Publicamos aqui o editorial da Vírus, assinado por Fernando Rosas.
As edições anteriores da Vírus podem ser lidas em revistavirus.net

Sendo o eixo essencial da estratégia de acumulação do capital financeiro nesta grande crise o ataque direto e indireto ao salário dos trabalhadores; sendo os instrumentos principais desse processo violento e inusitado de transferência de rendimentos o desemprego, a precarização e a desregulação das relações laborais; colocando esta situação problemas e desafios novos e complexos à luta sindical e política e aos novos movimentos sociais é natural que o Dossiê da Vírus seja dedicado ao tema Socialismo e Trabalho.

A temática, sob o olhar da esquerda socialista, é introduzida por Ricardo Antunes, sociólogo e professor da Universidade de Campinas. Francisco Louçã analisa os problemas do desemprego, salário e acumulação no contexto do capitalismo tardio em Portugal. Contamos igualmente com um interessante artigo de Antoine Artous, traduzido por Helena Romão e extraído da revista Les Cahiers de l’Emancipation, sobre a libertação do trabalho e pelo trabalho. A precariedade e a nova batalha que está em curso contra quem trabalha é o tema da contribuição de Adriano Campos. Os desafios da situação presente ao sindicalismo e os seus impasses são analisados por Hugo Dias. E, a encerrar o Dossiê, João Madeira introduz a perspetiva histórica e de longa duração da luta e da organização da classe operária desde o século XIX.

Na entrevista, a Vírus foi desta vez até à Palestina - uma causa que anda tão esquecida entre as invernosas «primaveras árabes» - entrevistar Arafat Shourki, diretor do conselho para as Relações Europeias e Palestinianas e membro da associação “Acabar com o bloqueio a Gaza”. A conversa foi conduzida por Ricardo Sá Ferreira e nela se abordam as presentes encruzilhadas da luta de libertação nacional do povo palestiniano. O Ver, Ouvir e Ler deste número recolhe recensões críticas de cinema, música, poesia,  literatura, história contemporânea, sociologia e filosofia. Agradecemos os excelentes contributos de Fabrice Shurmans, Júlia Garraio, Helena Romão, Sofia Roque, Sandra Guerreiro Dias, J. M. Lopes Cordeiro, Paula Borges Santos, Ana Bárbara Pedrosa, Sara Goulart Medeiros, Sara Figueiredo Costa e Rui Matoso. A Vária, secção de contribuições dos nossos leitores, conta com um artigo de Bruno Góis sobre o Tribunal Penal Internacional, o trabalho de Luís Leiria sobre a terceira intifada na Palestina, a análise sobre as memórias do “retorno” e do “império” por Catarina Martins, a reflexão de Ana Antunes em torno do “poder da beleza” e do corpo feminino numa “perspetiva biopolítica” e ainda com o estudo de Ernesto V. S. Figueiredo sobre a reforma do Estado, a democracia e o poder regional. A fechar, o que Acontece, organizado por Fabian Figueiredo, resumo possível para o próximo semestre da agenda social, política e cultural que interessará acompanhar e em que é imperioso participar. O Conselho de Redação espera que este 3.º número da Vírus possa ser um instrumento útil para compreender e transformar a realidade. Para que tudo isto faça sentido, precisamos da vossa crítica, do vosso apoio e intervenção multiplicadora: escrevam, opinem, assinem, comprem e divulguem. Usem-na!

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)