Está aqui

Revista Vírus debate “Socialismo e Trabalho”

Terceiro número da nova série da revista semestral editada pelo Bloco de Esquerda publica um dossiê dedicado ao trabalho, com artigos de Ricardo Antunes, Francisco Louçã, Antoine Artous, Adriano Campos, Hugo Dias e João Madeira.

“Sendo o eixo essencial da estratégia de acumulação do capital financeiro nesta grande crise o ataque direto e indireto ao salário dos trabalhadores”, explica Fernando Rosas no editorial, uma estratégia que usa instrumentos como o desemprego, a precarização e a desregulação das relações laborais, “é natural que o dossiê seja dedicado ao tema Socialismo e Trabalho”, procurando responder aos problemas e desafios novos e complexos que têm diante de si sindicatos e movimentos sociais.

O tema é apresentado pelo sociólogo e professor da Universidade de Campinas Ricardo Antunes, e tem contributos de Francisco Louçã, que analisa os problemas do desemprego, salário e acumulação no contexto do capitalismo tardio em Portugal; de Antoine Artous sobre a libertação do trabalho e pelo trabalho; de Adriano Campos sobre a precariedade; e ainda de Hugo Dias sobre os desafios ao sindicalismo e os seus impasses. A encerrar o dossiê, João Madeira introduz a perspetiva histórica e de longa duração da luta e da organização da classe operária desde o século XIX.

Destaque ainda para a entrevista conduzida por Ricardo Sá Ferreira com Arafat Shourki, diretor do conselho para as Relações Europeias e Palestinianas e membro da associação “Acabar

com o bloqueio a Gaza”.

Esta edição conta ainda com as secções “Ver, Ouvir e Ler”, que recolhe recensões críticas de cinema, música, poesia, literatura, história contemporânea, sociologia e filosofia. A secção Vária, de contribuições dos leitores, com artigos sobre o Tribunal Penal Internacional, sobre a terceira intifada na Palestina, sobre as memórias do “retorno” e do “império”, uma reflexão em torno do “poder da

beleza” e do corpo feminino numa “perspetiva biopolítica”, e ainda um estudo sobre a reforma do Estado, a democracia e o poder regional. A fechar, o que Acontece, resumo para o próximo semestre da agenda social, política e cultural.

A revista Vírus está à venda em papel (por 7 euros) e poderá depois ser consultada online.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)