O lançamento da revista “Que Força É Essa - Revista sobre os Mundos do Trabalho" está marcado para as 21 horas desta quarta-feira, 19 de março, numa sessão online. Quem quiser participar deve inscrever-se aqui.
Este projeto terá uma versão impressa e outra em pdf e conta com a colaboração de “qualificados investigadores/as e especialistas de diversas áreas das Ciências Sociais e do Direito do Trabalho com sindicalistas e outros ativistas laborais”, diz o convite para o lançamento subscrito pela direção da revista, composta por Henrique Sousa, Joana Neto, José Soeiro e Maria da Paz Campos Lima.
No estatuto editorial pode ler-se que “o campo em que a publicação se coloca é o de um pensamento emancipatório, ‘antropologicamente amigo do trabalho’, comprometido com a democracia e a justiça laborais”. E pretende ser um recurso “plural e não sectário, com diversidade de sensibilidades e opiniões, aberto à polémica e ao debate, que amplie os possíveis da democracia laboral”.
Cada número da revista incluirá várias secções, com temas centrais, comentários a acórdãos da justiça do trabalho ou outros textos legais, mesas de controvérsia, um abecedário do trabalho, recensões e outros conteúdos. Na primeira edição o tema central é o cinquentenário do 25 de Abril, com artigos de Fernando Rosas, Manuel Carvalho da Silva, Mafalda Araújo e Maria Manuel Rola, Teresa Garcia e Isabel Roque. A mesa de controvérsia é sobre caducidade e arbitragem e conta com as opiniões de Maria da Paz Campos Lima, João Reis, Fátima Messias e Soraia Duarte. A evolução dos salários e as plataformas digitais são outros temas abordados, além dos espaços dedicados aos comentários jurídicos, recensões e cultura.