Está aqui

Regresso ao trabalho só com normas de saúde e segurança, defende CGTP

Intersindical quer o reforço da fiscalização da ACT ao cumprimento das normas por parte das empresas, bem como a distribuição de equipamento de proteção a todos os trabalhadores.
Regresso ao trabalho só com normas de saúde e segurança, defende CGTP
Fotografia de Paulo Novais/Lusa.

A abertura gradual dos serviços deve acontecer com a garantia por parte das empresas do total cumprimento das normas de segurança e de saúde nos locais de trabalho, defende a CGTP. Empregadores devem também garantir a distribuição de equipamentos de proteção na retoma da atividade económica.

“Precisamos que haja a garantia de que os trabalhadores vão ter não só por parte das empresas e dos serviços em geral o cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho, como a distribuição de equipamentos de proteção dos que retomem os postos de trabalho ou dos que já lá estão”, defendeu Isabel Camarinha à saída da reunião com o primeiro-ministro. A reunião de António Costa com os parceiros sociais teve como objetivo debater as condições para o relançamento gradual da economia no âmbito da crise da pandemia da covid-19.

A secretária geral da intersindical lembrou que há “milhares de trabalhadores” no desemprego e em ‘lay-off’ com “brutais quebras de rendimento” e “atropelos aos direitos dos trabalhadores”. Por isso, a CGTP quer o reforço da atividade da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), citou a Lusa.

“Há muitos milhares de trabalhadores em que as empresas não estão a distribuir equipamento e não cumprem o distanciamento”, disse Isabel Camarinha. Por isso, é necessária “maior fiscalização” e “medidas para prevenir que trabalhadores, quando regressarem, tenham as condições de segurança necessárias”.

Isabel Camarinha fez ainda saber que a intersindical apresentou ao primeiro ministro um documento com várias propostas, entre elas a proibição dos despedimentos e o pagamento das retribuições a 100% a todos os trabalhadores afetados pela pandemia da covid-19.

Termos relacionados Sociedade
(...)