Está aqui

Reeditados onze álbuns de Zeca Afonso

Onze álbuns de Zeca Afonso, editados entre 1968 e 1981, vão agora ser reeditados, através da Lusitanian Music. Estes trabalhos serão lançados em CD e vinil e também em formato digital. No dia 25 de abril, foi divulgado o single “Coro da Primavera”, em www.joseafonso.net.
Vão ser reeditados onze álbuns de Zeca Afonso / Fotografia: Wiki Commons

A família de Zeca Afonso, detentora dos direitos musicais da obra do artista, revelou que irão ser reeditados onze álbuns do músico, sendo eles “Cantares do Andarilho” (1968), “Contos Velhos Rumos Novos” (1969), “Fados de Coimbra e Outras Canções” (1981), “Traz Outro Amigo Também” (1970), “Cantigas do Maio” (1971), “Eu Vou Ser Como a Toupeira” (1972), “Venham Mais Cinco” (1973), “Coro dos Tribunais” (1974), “Com as Minhas Tamanquinhas” (1976), “Enquanto há Força” (1978) e “Fura Fura” (1979).

Recorde-se que em setembro de 2020, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de classificação da obra fonográfica do músico José Afonso por considerar que este representa “valor cultural de significado para a Nação”.

De acordo com o anúncio então publicado em Diário da República, foi determinada a abertura do procedimento de classificação de um conjunto de 30 fonogramas da autoria do compositor e intérprete José Afonso, bem como de 18 cópias digitais de ‘masters’ de produção de um conjunto de cassetes gravadas pelo autor e de um conjunto de entrevistas. Esta foi a primeira vez que a DGPC iniciou um processo de classificação de uma obra fonográfica.

A Associação José Afonso havia também promovido uma petição neste sentido, que reuniu mais de onze mil assinaturas. 

Uma parte da dificuldade deste processo estava relacionada com o acesso às “masters” e aos originais das gravações, uma vez que os direitos comerciais das mesmas estavam na posse da editora Movieplay, que estava em insolvência e desconhecia o paradeiro das “masters”.

Ao longo da sua carreira musical, Zeca Afonso tornou-se num dos nomes maiores da música de intervenção em Portugal. O seu tema “Grândola, Vila Morena” foi uma das senhas do 25 de abril. Zeca Afonso faleceu no dia 23 de fevereiro de 1987, aos 57 anos, com esclerose lateral amiotrófica.

Termos relacionados Cultura
(...)