Realiza-se este sábado Conferência Europeia “Género, autodeterminação e políticas LGBTI+”

É já no próximo sábado, dia 9 de junho, a Conferência Europeia sobre Identidade de Género e Auto-Determinação Trans, organizada pelo Bloco de Esquerda e pela Esquerda Europeia. A iniciativa terá lugar na Sala Bernardo Sassetti do Teatro São Luiz, em Lisboa, entre as 10h e as 18h.

No ano em que se deram passos importantes na luta pelos direitos Trans, o Bloco e a Esquerda Europeia relembram o caminho que nos trouxe até aqui, tudo o que ainda falta fazer e faremos, em conjunto com pessoas de toda a Europa, numa ideia de partilha de experiências e solidariedade internacional.

A sessão de abertura, sobre a situação política atual e as perspetivas futuras, começa às 10h e conta com intervenções de Ricardo Gouveia (Bloco de Esquerda), Tiina Sandberg (Partido Comunista Finlandês), Erwan Baetes (Partido Comunista Francês) e Tereza Cechová (Partido Comunista Boémia e Moravia).

Segue-se, pelas 11h30, o painel “Auto-determinação Trans, desconstrução de ideias pré-concebidas e combate ao preconceito”, com Júlia Pereira (API – Acção pela Identidade), Alice Cunha (Associação TRANSmissão) e Tiina Sandberg (Partido Comunista Filandês).

Após uma pausa para o almoço, os trabalhos recomeçam às 14h30, com as intervenções de Anabela Rocha (ativista), Alexandra Santos (Queering Style) e Fabíola Cardoso (Bloco de Esquerda) no painel “(In)visibilidade Lésbica. Têm algo a dizer num mundo gay?”.

O último painel está marcado para as 16h. Ricardo Fuertes (Gabinete Vereador Ricardo Robles - CML) e Paulo Jorge Vieira (Bloco de Esquerda) falarão sobre “Políticas LGBTI, de uma perspetiva nacional a um foco local”.

O encerramento, às 17h30, estará a cargo de Sandra Cunha e Catarina Martins.

O formulário para a inscrição na conferência está disponível aqui.

Termos relacionados Política