Está aqui

Radiohead respondem a chantagem com doação ao Extinction Rebellion

18 horas de gravações inéditas foram roubadas aos Radiohead. Os autores do roubo pediam um resgate milionário em troca da não divulgação destes temas. Mas a banda respondeu disponibilizando as músicas online. E doando os ganhos que obtiverem ao grupo ambientalista Extinction Rebellion.
Foto de ralph_PH/wikicommons

Jonny Greenwood, guitarrista dos Radiohead, explicou no twitter que, na semana passada, 18 horas de músicas gravadas pelo grupo cerca do ano de 1997 tinham sido roubada do arquivo de minidiscos do cantor Thom Yorke.

Por elas tinha sido pedido um resgate de 150 mil dólares. “Em vez de nos queixarmos – muito – ou ignorarmos” o grupo decidiu não pagar. Greenwood anunciou esta terça-feira que iam lançar as gravações no site de partilhas de música Bandcamp e que os lucros reverteriam para o grupo Extinction Rebellion que tem feito ações de desobediência civil climática ao longo dos últimos meses em vários países.

Durante os próximos 18 dias, custará 18 dólares adquirir estas 18 horas de gravações. A banda esclarece, contudo, que não são gravação que tivessem sido feitas para publicação e que serão assim “apenas tangencialmente interessantes” e “muito, muito longas”.

O grupo ambientalista agradeceu "a prenda e o gesto de apoio" e publicou um vídeo em que mostra as suas ações junto com a música Idioteque de cuja letra sublinha: "não estamos a ser alarmistas/isto está mesmo a acontecer".

Termos relacionados Cultura
(...)