Está aqui
Protesto catalão no “clássico” do futebol espanhol

Um jogo entre Barcelona e Real Madrid a contar para o campeonato espanhol de futebol é sempre um dos espetáculos desportivos com maior audiência televisiva em todo o mundo.
Este jogo em particular, realizado esta quarta-feira após ter sido adiado por razões de segurança — leia-se, os protestos nas ruas da Catalunha contra a condenação dos dirigentes políticos do anterior governo e organizadores do referendo —, era aguardado com grande expetativa.
O Tsunami Democrático, um movimento assumidamente sem rosto para evitar a repressão e que usa as redes sociais para divulgar ações de desobediência civil, tinha prometido uma ação de grande impacto para o jogo. Distribuiu 100 mil cartolinas com a frase da campanha a apelar à negociação por parte do governo de Madrid: “Spain sit and talk”. A mesma frase foi exibida numa enorme faixa colocada na bancada central antes do início do jogo, enquanto boa parte do público gritava a palavra de ordem “Presos políticos: liberdade!”.
No momento da primeira substituição, foram atiradas dezenas de bolas insufláveis para dentro do relvado num dos lados do campo, mas a realização televisiva do jogo optou por preencher a maior parte desse tempo com imagens aéreas do estádio e repetições de jogadas anteriores:
Així s'ha vist el llançament de pilotes grogues des de la televisió. #TsunamiDemocràtic #SpainSitAndTalk pic.twitter.com/S9da79i6KJ
— Miquel Strubell fill (@miquelstrubell) December 18, 2019
Aqui pode ver-se o mesmo momento na perspetiva de quem estava na bancada:
El #ClàssicTV3 aturat uns minuts pel llançament de pilotes inflables al minut 10 de la segona part. Crits de #LlibertatPresosPolítics i cartells de #SpainSitAndTalk de #TsunamiDemocràtic a les graderies del #CampNou #ElClásico @324cat pic.twitter.com/beZe1xi9tS
— Òscar Armengol (@oscar_armengol) December 18, 2019
No final do encontro, o Tsunami Democrático reconheceu que quer a realização televisiva quer a segurança apertada à entrada do recinto — ao “confiscar” muitos milhares de cartolinas — impediram um impacto maior da ação. Mas a expetativa criada serviu para passar a mensagem ao mundo de que a Espanha tem de ser obrigada a negociar uma solução política para a Catalunha.
1/5 #18D
L'acció d'avui de Tsunami Democràtic estava pensada en diverses fases. La fase 1 (acaparació de focus mediàtic, fixació del lema "Spain, sit and talk", deixar en evidència l'Estat, convocatòria) s'ha assolit amb èxit.#TsunamiDemocràtic pic.twitter.com/9KCqfBYx2J— Tsunami Democràtic (@tsunami_dem) December 18, 2019
Apesar dos repetidos apelos ao protesto não violento, fora do estádio houve confrontos entre grupos de manifestantes e a polícia ao longo da noite. Segundo o El Periódico, há pelo menos 46 feridos a registar.
Adicionar novo comentário