Está aqui

Promiscuidade: os currículos dos governantes portugueses

Foram disponibilizados na internet, nesta quinta-feira, os currículos empresariais e políticos de 776 membros de governos portugueses desde o 25 de Abril.
Fácil de consultar em www.osburgueses.net/consult
Fácil de consultar em www.osburgueses.net/consult

Fácil de consultar (osburgueses.net/consulta), a informação completa dos percursos políticos e empresariais de todos os membros de governos portugueses dos últimos quarenta anos. O peso político das PPP, do PSI20, dos grandes grupos.

Em Os Burgueses1, que será lançado na terça-feira, 15 de abril (ver evento no facebook), são estudadas as ligações entre a política e os negócios, analisando a informação pública relevante e construindo uma base de dados dos governantes, incluindo todos os membros dos Governos Constitucionais até final de 2013, para identificar as suas carreiras e registar as suas principais ligações empresariais diretas.

Assim, são estudados os protagonistas destas ligações, a sua formação universitária e antecedentes profissionais, a sua história política e empresarial, a forma como se integram nas redes de acumulação, destacando ainda a sua vinculação às maiores empresas e aos grandes grupos económicos, às parcerias público-privado e aos escritórios de advogados.

Esse inventário completo nunca foi feito e é um instrumento indispensável para compreender a sociedade portuguesa e, em particular, os processos de ascensão social, de representação e de cooptação pelas empresas.


1 “Os Burgueses” é um livro da autoria de Francisco Louçã, João Teixeira Lopes e Jorge Costa, com a colaboração de Adriano Campos e Nuno Moniz.

Termos relacionados Sociedade
(...)