Está aqui

Proibido entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

Dez municípios viram alteradas as suas fases de desconfinamento e vinte entram em alerta. Destes últimos, 14 situam-se na Área Metropolitana de Lisboa. Governo anunciou esta quinta-feira as novas medidas.
Foto de Ana Mendes

Depois da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo anunciou as medidas aplicáveis aos concelhos do país, tomando por base os dados relativos à incidência de covid-19 por município.

A medida que mereceu mais destaque foi a proibição da circulação “de e para” a Área Metropolitana de Lisboa ao fim-de-semana, entre as 15h00 de dia 18 de junho e as 06h00 de 21 de junho de 2021. A medida é justificada “de forma a conter o aumento de incidência que se tem verificado”, diz o comunicado do Conselho de Ministros, publicado na sua página oficial.

Entram em alerta os municípios de Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira, 14 dos quais localizados na Área Metropolitana de Lisboa.

Além destas medidas, foram introduzidas alterações no que respeita aos municípios abrangidos por cada uma das fases de desconfinamento.  

Aos concelhos de Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra passam a aplicar-se as medidas de risco elevado, de 1 de maio. As medidas previstas para estes concelhos obrigam a que, por exemplo, a restauração só possa funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo), assim como os espectáculos culturais.

O concelho de Sesimbra recua para as medidas de risco muito elevado, de 19 de abril, o que implica que a restauração passa a funcionar até às 22.30 durante a semana, e até às 15:30 durante o fim de semana.

A todos os restantes municípios aplicam-se as regras da fase 1, de 10 de junho, nomeadamente ao município de Vale de Cambra, que avança no desconfinamento. 

Termos relacionados Sociedade
(...)