Está aqui

Professores em protesto contra "o maior despedimento colectivo"

Os professores manifestam-se este sábado em Lisboa contra o que prevêem que seja, em Setembro, "o maior despedimento colectivo" de docentes, um protesto que decorre no mesmo dia da manifestação da "Geração à Rasca".
A Fenprof considera que o Governo prevê "poupar mais de 800 milhões de euros este ano por conta do maior despedimento colectivo de professores previsto para Setembro".

"O público-alvo é substancialmente diferente. Uma manifestação não atrapalha a outra", declarou à Lusa António Avelãs, dirigente da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que organiza a iniciativa.

Também para este sábado à tarde, em Lisboa, está prevista uma manifestação da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, que contesta, nomeadamente, a intenção do Governo de extinguir o par pedagógico em Educação Visual e Tecnológica (EVT).

A Fenprof considera que o Governo prevê "poupar mais de 800 milhões de euros este ano por conta do maior despedimento colectivo de professores previsto para Setembro".

A federação diz que este despedimento "se soma ao roubo mensal nos salários e ao desvio de alguns financiamentos para os fundos comunitários".

Os professores contestam também a manutenção de "um modelo de avaliação injusto e burocrático, que é gerador de problemas e conflitos nas escolas".

"É esta política, ou melhor, esta ausência de política e esta falta de personalidade política do Ministério da Educação que os professores e educadores irão contestar mais uma vez na rua", refere a Fenprof, que agendou a contestação para este sábado, no Campo Pequeno, às 15h.

Ao longo da tarde os professores preencherão uma ficha de avaliação do Ministério da Educação para, no final das intervenções, ser colocada à votação uma moção que resume as razões do protesto dos professores.

No final da tarde, os representantes das organizações são recebidos pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação. Na reunião será entregue a moção aprovada no plenário, bem como as fichas de avaliação preenchidas pelos professores e educadores.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)