PREVPAP: Mais de 14.500 precários com parecer favorável

30 de janeiro 2019 - 16:52

No âmbito do PREVPAP, mais de 14500 trabalhadores precários do Estado obtiveram um parecer favorável. Há mais 9 mil a concurso nas autarquias. José Soeiro critica os atrasos e os "milhares de processos por analisar".

PARTILHAR
Precários do Estado na manifestação do 1º de Maio da CGTP em Lisboa. Fotografia de André Beja.
Precários do Estado na manifestação do 1º de Maio da CGTP em Lisboa. Fotografia de André Beja.

A atualização do número de pareceres favoráveis foi avançada por Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na comissão de trabalho e segurança social, quando este respondia a José Soeiro, deputado do Bloco.

Após admitir que há “lacunas” e “atrasos” no processo de integração, o ministro acrescentou que, dos 33 mil requerimentos, já os referidos 14.500 obtiveram pareceres favoráveis. Para mais, há “perto de 24 mil pessoas que estão já a concretizar uma inserção duradoura com emprego público”.

Posteriormente, soube-se que há ainda mais 9.364 postos abertos em concurso nas autarquias, num total de quase 24 mil.

José Soeiro criticou ainda os “milhares de processos por analisar”, mesmo dentro das vagas homologadas, e questionou o ministro sobre a situação de cerca de 200 amas da Segurança Social, que, apesar de terem obtido um parecer positivo em junho, ainda não foram integradas no Estado.


Ler mais: 271 amas serão integradas no Estado


O deputado do Bloco considera que esta é “uma boa notícia para os cerca de 24 mil trabalhadores que vão ter finalmente o seu vínculo reconhecido”, mas que “os atrasos são cada vez mais incompreensíveis e falta muita coisa”.