Está aqui

Presidente do parlamento condena “tentativa de intimidar deputadas e ativistas políticos”

Na mensagem enviada à Lusa, Ferro Rodrigues alerta que a “direita populista e extremista está a tentar, em muitas democracias consolidadas, ressuscitar do passado de triste memória uma agenda anti-democrática”.
Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República - Foto de António Cotrim/Lusa
Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República - Foto de António Cotrim/Lusa

Eduardo Ferro Rodrigues repudia as ameaças feitas às deputadas do Bloco de Esquerda Beatriz Gomes Dias e Mariana Mortágua, à deputada não inscrita Joacine Katar Moreira e a mais sete ativistas num e-mail de um grupo neonazi, auto-intitulado Nova Ordem de Avis - Resistência Nacional. 

“A tentativa de intimidar deputados e ativistas políticos reveste-se de gravidade suficiente para que, enquanto Presidente da Assembleia da República, não possa – nem queira - deixar de a condenar, manifestando também todo o meu apoio aos visados”, escreve Ferro Rodrigues na mensagem.

O presidente da AR salienta que tomou conhecimento das ameaças com "enorme sentimento de repúdio", lembra que este tipo de atos pode ser crime e sublinha que “conforme é público, já está a ser investigada por parte das autoridades judiciárias”.

“Não obstante a gravidade dos acontecimentos, tenho inteira confiança nas deputadas e nos deputados do nosso parlamento, guardiões da nossa democracia, para saber que nunca deixarão os seus atos e as suas opiniões serem condicionadas por vãs tentativas de intimidação por grupúsculos inimigos dos direitos e das liberdades fundamentais”, refere Ferro Rodrigues.

O presidente da AR alerta ainda que a “direita populista e extremista está a tentar, em muitas democracias consolidadas, ressuscitar do passado de triste memória uma agenda anti-democrática” e, solidarizando-se com as deputadas e ativistas ameaçados, considera que “este tipo de atos racistas e fomentadores do ódio é ilustrativo disto mesmo, merecendo, por isso, a mais veemente condenação de todos os democratas e da Assembleia da República”.

Termos relacionados Política, Racismo mata
(...)