Está aqui

Prémio no Festival Cinéma du Réel para Leonor Teles

Terra Franca, a primeira longa metragem da realizadora, foi premiada no Festival Cinéma du Réel. O filme retrata a vida de Albertino Lobo, um pescador de Vila Franca de Xira, e da sua família.
Prémio no Festival Cinéma du Réel para Leonor Teles.
Imagem do filme Terra Franca.

Leonor Teles foi distinguida na secção Competição Internacional da 40ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental. 

A realizadora de 25 anos já tinha vencido o Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem com Balada de um Batráquio, em 2016. Em declarações à Lusa, Leonor Teles afirmou estar “muito surpreendida” com o prémio que veio marcar a estreia internacional do seu filme.

“Estou muito feliz, como é óbvio, e estou muito surpresa porque não contava nada com isto, já me ia embora hoje. Então, foi muito bom. Na verdade, o filme, nas três exibições que teve, correu sempre muito bem, a aceitação foi muito boa, tivemos óptimas reacções e isso para mim foi sempre o mais importante”, afirmou.

A realizadora destacou ainda que, “obviamente, um prémio destes é sempre importante também para dar continuidade à vida do filme, especialmente em Portugal”, porque “parece que, quando uma coisa é falada internacionalmente, acaba também por ter mais peso em casa”.

Produzido por Uma Pedra no Sapato, Terra Franca retrata a vida de um pescador, Albertino Lobo, e da sua família. Leonor Teles explicou que o documentário “acaba por ser não só um retrato da vida do Albertino Lobo, que é o pescador” de Vila Franca de Xira, mas “mais do que isso é também o retrato de uma família e de uma família bastante portuguesa”.

Termos relacionados Cultura
(...)