Está aqui

Pré-aviso de greve ameaça estreia da opereta “L'Étoile”

O sindicato CENA-STE e os trabalhadores técnicos do Teatro Nacional de São Carlos apresentaram um pré-aviso de greve ao ensaio geral e às apresentações da opereta “L’Etoile”, pondo em causa a estreia, programada para o dia 1 de abril.
Teatro Nacional de São Carlos. Fotografia: bestexperiencelisbon.com
Teatro Nacional de São Carlos. Fotografia: bestexperiencelisbon.com

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE), já houve uma reunião com o conselho de administração do Organismo de Produção Artística (Opart), que tutela o TNSC e a Companhia Nacional Bailado (CNB), e está agendada uma outra com Graça Fonseca, ministra da Cultura. “As ilações retiradas destas reuniões confirmarão, ou não, a necessidade de recorrer à greve”, afirma o CENA-STE.

De acordo com a agência Lusa, André Albuquerque, dirigente sindical, terá dito que “estas reivindicações derivam da falta de investimento do estado na cultura, e que leva à falta de condições de trabalho” e que “há a necessidade de equiparar o vencimento base dos técnicos do TNSC ao dos técnicos que na CNB desempenham funções similares”.

O sindicato quer ainda “uma análise profunda a todo o material técnico de modo a criar um plano de recuperação e substituição que permita desenvolver o trabalho nos ensaios, espetáculos e áreas de apoio garantindo a segurança dos trabalhadores e também do público”.

Termos relacionados Sociedade
(...)