Está aqui

Portugal no top 5 do “mapa arco-íris” da Ilga Europa

O relatório anual da Ilga Europa sobre o respeito pelos direitos humanos e as leis que afetam a população LGBTI indica Portugal como o quinto melhor país, ao lado de Espanha e atrás de Malta, Bélgica, Reino Unido e Dinamarca. Os piores países continuam a ser o Azerbaijão e a Rússia, onde a discriminação convive com o aumento dos ataques homofóbicos e transfóbicos.
"Mapa arco-iris 2016" da Ilga Europa

A aprovação da lei que permite a adoção por casais do mesmo sexo valeu a Portugal uma subida neste “index arco-íris” do décimo para o quinto lugar. Para isso contribuiu também a introdução da identidade de género no Código do Trabalho, aumentando a proteção contra a discriminação no emprego e a criação do Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia.

Neste mapa europeu do respeito (e da discriminação) à população LGBTI, surge uma fronteira claramente demarcada, com as antigas repúblicas soviéticas a obterem resultados alarmantes no que toca à prevalência dos crimes de ódio e discriminação. Azerbeijão, Rússia e Arménia destacam-se entre os piores países para a vida da comunidade LGBTI, seguidos de perto pela Turquia, Ucrânia, Bielorússia, Moldávia. Mais a ocidente, San Marino e Mónaco também estão colocados nos últimos lugares desta lista.  

O relatório publicado esta terça-feira detalha a evolução das leis ocorrida em 2015 em cada um dos países avaliados pela organização europeia.

Termos relacionados Sociedade
(...)