Portugal no seu melhor

Grassa por aí uma crescente onda de ataque à austeridade ou, se quisermos ser mais brandos, que só austeridade não chega pois o crescimento também tem que fazer parte do rol das medidas a tomar. É o cinismo e a hipocrisia a falar ao mais alto nível! Contributo de Peter Jean Vieira

Vamos lá ver se nos entendemos. Grassa por aí uma crescente onda de ataque à austeridade ou, se quisermos ser mais brandos, que só austeridade não chega pois o crescimento também tem que fazer parte do rol das medidas a tomar. É o cinismo e a hipocrisia a falar ao mais alto nível! Onde andaram essa vozes há um ano? Muitos dizem, também, que temos que deixar a ideologia de lado e tirar poder aos partidos e dá-lo às pessoas.. É normal que as pessoas e os partidos tenham e sigam a sua ideologia, anormal é termos partidos irem contra a sua génese e em Portugal temos bons exemplos.

Quando convém falamos de ideologia mas quando não convém ela não serve para nada. Já agora, aqueles partidos que mais defendem a democracia activa e participativa são os que menos votos têm. O problema não reside nos partidos políticos mas sim na impunidade que existe para os políticos. Mentem para ganharem eleições e gerem mal o erário público e nada lhes acontece! Os partidos do dito arco da governação seguem como se nada fosse advogando sempre o sentido de Estado. Somos contra mas a bem da Nação abstemo-nos, somos contra mas como responsáveis que somos abstemo-nos novamente.

Responsáveis só se forem da miséria em que o país vive! Por outro lado desde sempre tivemos pessoas e partidos a afirmarem que com estas medidas a tendência seria piorar e muito. Os que lhes chamaram nomes são exactamente os mesmos que aplaudem os cínicos e hipócritas que referi no início. E assim andamos entretidos a dar votos ou a quem nos mata ou a quem nos esfola e, ainda, àquele apêndice que o que quer é poder, seja em tons de laranja, seja em tons de rosa!

Contributo de Peter Jean Vieira

Termos relacionados Comunidade