Está aqui

Portugal: Mulheres fazem 74% das tarefas domésticas

Em Portugal, o trabalho doméstico não é equitativamente distribuído entre homens e mulheres. Estudo aponta riscos que decorrem da sobrecarga de trabalho.
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

Em média, em Portugal, os salários das mulheres são mais baixos do que os dos homens. De acordo com o estudo As mulheres em Portugal, hoje: quem são, o que pensam e como se sentem, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, as mulheres inquiridas (2428 mulheres entre os 18 e os 64, numa amostra que representa 2,7 milhões) afirmam-se como responsáveis por 74% das tarefas domésticas. O estudo conclui que, caso a situação permaneça assim, a exaustão começará a ter efeitos “na natalidade, no absentismo laboral, nos sistemas de protecção social, na educação das crianças e dos jovens e nos índices de divórcio”.

O estudo mostra, assim, um retrato composto por mulheres que acumulam várias funções, vivendo com um esforço de conciliação de tarefas.

Na divisão das tarefas domésticas em que ambos têm empregos, as mulheres suportam mais do triplo do trabalho, efetuando, em média, 74% das tarefas domésticas. Os homens ficam pelos 23%, e os outros 3% dependem de ajuda remunerada. Apenas 30% dos casais podem ser considerados simétricos na distribuição de tarefas.

No que concerne aos cuidados com os filhos, parece não ter havido grande evolução desde a geração anterior, já que mesmo as mulheres que trabalham fora de casa dizem assumir mais do que o triplo do trabalho. Apesar de haver estudos que mostram que os pais têm uma presença cada vez mais significativa junto dos filhos, o trabalho mais duro continua a recair sobre as mães.

A contribuição para as despesas familiares mudou em relação às gerações anteriores e 54% dos casais repartem as despesas equitativamente. Isto quer dizer que as mulheres passaram a assumir um papel ativo nessas despesas, mas os homens continuam a manter um papel passivo nas tarefas domésticas e no cuidado com os filhos.

Termos relacionados Sociedade
(...)