O desemprego em Portugal é o terceiro mais alto da Europa, apenas inferior ao da Grécia e da Espanha, o país está há em recessão há anos – e com fracas perspetivas de recuperar. Mas este quadro dramático não é igual para todos. Segundo o relatório divulgado pela Autoridade Bancária Europeia, os banqueiros portugueses vão muito bem.
Na verdade, Portugal está na décima posição entre os países europeus onde existem mais banqueiros a ganhar um rendimento anual superior a 1 milhão de euros. O relatório não identifica nominalmente os banqueiros, mas são 11 os que obtiveram em 2011 uma remuneração acima de um milhão de euros, sendo a remuneração média de 1,6 milhão de euros. A remuneração variável pesa 71% sobre o total. Em 2010, a remuneração média era de 1,46 milhões de euros, mas o número de gestores a ganhar mais de um milhão era superior (13).
Reino Unido tem 2.436 banqueiros milionários
O ranking dos banqueiros é dominado pelo Reino Unido, onde há 2.436 a ganhar mais de um milhão, seguido da Alemanha, França e Espanha. Itália, Holanda, Dinamarca, Irlanda e Suécia são os que estão à frente de Portugal. Países como a Áustria, Luxemburgo, Grécia e Bélgica, entre outros, têm menos banqueiros milionários que Portugal
Foi a primeira vez que as autoridades europeias revelaram os valores de salário e prémios de banqueiros, após uma diretiva de 2010 introduzir a obrigatoriedade de todos os estados-membros recolherem informações sobre as suas remunerações.