Está aqui

Portugal é dos países europeus com menos idosos a viverem sozinhos

Cerca de meio milhão de idosos vivem sozinhos em Portugal e 4 em cada 5 são mulheres, revela o Eurostat. Portugal é mesmo o país da UE com menos homens a viverem sozinhos.
Foto de Paulete Matos.

Segundo os números divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, 512 mil idosos portugueses vivem sozinhos. E uma maioria significativa, 417 mil, são mulheres.

Na comparação com o resto da União Europeia, Portugal fica abaixo da média. Ao passo que no conjunto da região 40% das mulheres e 19% dos homens vivem sozinhos, as percentagens portuguesas situam-se abaixo da média: 32% no caso das mulheres, 10% no caso dos homens que somam um total de 95 mil.

Curiosamente quem abre e fecha a lista europeia de mais mulheres idosas a viverem sozinhas são países do Báltico. A Letónia tem a percentagem maior, 49%, a Estónia a mais baixa, 26%. No topo da estatística encontram-se ainda Eslovénia e Alemanha, países nos quais a percentagem de idosas que moram sozinhas é de 45%. Finlândia e República Checa, vêm logo a seguir com 44%. Abaixo de Portugal encontram-se apenas o Chipre e a Espanha com 31%, a Bélgica com 28% e a já referida Estónia.

No que diz respeito aos homens, é a Irlanda que tem mais idosos a viver sozinhos, 27%, depois a Suécia com 25% e a Lituânia com 24%. Este país apresenta assim as percentagens mais aproximadas em termos de género. Do lado de baixo da estatística masculina ficam, por exemplo, Croácia com 16%, Polónia com 15% e Eslováquia com 10%. Portugal é assim mesmo o país com a menor percentagem de homens com mais de 65 anos a viver sozinhos.

Os números mostram igualmente que as percentagens de pessoas que vivem sozinhas noutras idades são semelhantes. Há 19% tanto de homens como de mulheres a viver sozinhas na faixa etária entre os 15 e os 64 anos. Enquanto 48% das mulheres vivem em casal, 51% dos homens partilham essa situação. E 33% dos homens e 30% das mulheres vivem com outro ou outros adultos sem serem na situação de casal. O que quer dizer que os contrastes mais acentuados se encontram nas idades mais avançadas.

Termos relacionados Sociedade
(...)