Está aqui

Pompeo e Netanyahu vieram reunir a Lisboa mas jornalistas portugueses ficaram à porta

Os jornalistas portugueses foram impedidos de estar presentes na sessão de declarações que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, fizeram num hotel de Lisboa. Lusa e Sindicato dos Jornalistas protestaram.
Encontro de Netanyahu e Pompeo em Lisboa, dezembro de 2019.
Encontro de Netanyahu e Pompeo em Lisboa, dezembro de 2019. Foto de PATRICIA DE MELO MOREIRA / POOL / AFP/ LUSA

Portugal servia-lhes para o encontro mas os jornalistas não serviam para o noticiar. Michael Pompeo e Benjamin Neatnyahu reuniram em Lisboa esta quarta-feira. A cobertura do evento foi permitida apenas aos jornalistas que acompanharam os respetivos líderes a partir dos seus países e a um conjunto selecionado de jornalistas de meios de comunicação social internacionais.

Os jornalistas da agência noticiosa nacional foram dos que ficaram à porta. A Lusa esclarece que, tendo chegado ao hotel onde o encontro se realizava, deparou-se com o conselheiro de imprensa da embaixada dos Estados Unidos, Todd Miyahira, que informou que “quer a fotografia do encontro quer uma posterior conferência de imprensa estavam vedadas aos jornalistas portugueses, sem contudo avançar uma razão para o facto”.

O governo português desvincula-se do sucedido. Questionado pelo jornal Público, o Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu que “não foi informado da existência desta conferência de imprensa nem das regras a que obedeceu e que, como se sabe, não são regras que siga ou com que concorde”. O governo fez saber ainda que a reunião apenas “ocorreu em Lisboa por razões puramente logísticas.”

O Sindicato dos Jornalistas critica a postura dos governantes norte-americano e israelita. Em comunicado emitido esta quinta-feira, anunciou que apresentará um protesto formal nas embaixadas destes países uma vez que “tal opção (…) põe em causa o acesso às fontes de informação e revela um comportamento antidemocrático e atentatório contra a liberdade de imprensa”.

Também a Lusa ficou desagradada com a situação e pretende agir através da apresentação de uma à Entidade Reguladora da Comunicação Social.

Termos relacionados Sociedade
(...)