Está aqui

Polícia de Hong Kong acusada de abuso de autoridade

Grupo de polícias levou um manifestante algemado para um canto e agrediu-o durante quatro minutos. Mas a ação foi toda filmada e exibida pelo canal de televisão TVB. A Polícia abriu uma investigação.
Um manifestante atingido pelo gás pimenta. Twitphoto de Alex Ogle

A polícia de Hong Kong atacou, na manhã desta quarta-feira, os manifestantes que se concentravam na Lung Wo Road, usando gás pimenta para dispersar a multidão e prendendo 45 pessoas. A televisão de Hong Kong TVB surpreendeu um grupo de polícias levando à força um manifestante para um canto escuro, onde foi repetidamente esmurrado e pontapeado. Os polícias, porém, não sabiam que estavam a ser filmados.

O manifestante foi mais tarde identificado como Ken Tsang Kin-chiu, militante do Partido Cívico. “Pelo que pudemos ver, Tsang estava algemado quando foi levado”, disse o líder do partido, Alan Leong Kah-kit. “Este uso da força policial é um flagrante abuso de poder e, pelo que se pode ver, o polícia responsável devia ser no mínimo investigado”.

O secretário-geral da Federação dos Estudantes, Alex Chow Yong-kong considerou a ação da polícia um abuso de autoridade.

Polícias afastados das funções

A polícia abriu uma investigação e informou que os polícias que agrediram o ativista algemado foram “afastados das funções”, disse um porta-voz.

Ironicamente, o ativista agredido é membro do Comité eleitoral que elege o governador, em representação da Segurança social. Os protestos que duram há três semanas querem obter o direito de eleger diretamente o governador, ao contrário da eleição indireta realizada através desse Comité Eleitoral.

Ainda durante a manhã, cerca de 150 manifestantes concentraram-se diante da esquadra de polícia para entrar e preencher uma queixa contra a atuação policial. Depois de muitas negociações, a polícia acabou por autorizar a sua entrada, em pequenos grupos.

Hong Kong Police Beat Handcuffed Protester In Tamar Park, Hong Kong

(FULL VERSION) Hong Kong Police Brutally Attacked Peaceful Protesters (High Brightness)

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)