Jean-Luc Mélenchon, candidato da França Insubmissa, ultrapassou, pela primeira vez, o conservador François Fillon numa sondagem sobre a intenção de voto na primeira volta das eleições presidenciais francesas de 23 de abril.
O eurodeputado do Partido de Esquerda surge no terceiro lugar com 18%, à frente do ex-primeiro-ministro de Nicolas Sarkozy, que reúne 17% dos votos, e atrás da candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, e do liberal Emmanuel Macron, ambos com 24%.
A sondagem realizada para os órgãos de informação franceses LCI, RTL e Le Figaro, divulgada no passado domingo, atribuiu ainda 9% ao candidato oficial do PS francês, Benoit Hamon, 3,5% ao gaulista Nicolas Dupont-Aignan e 2,5% a Philippe Poutou do NPA.
Os restantes candidatos (ao todo são 11) François Asselineau, Nathalie Arthaud, Jean Lassalle e Jacques Cheminade registam intenções de voto entre os 0,5% e 1%.
[[{"fid":"83150","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false,"field_folder[und]":"418"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"261","width":"562","class":"media-element file-default"}}]]
Segunda Volta: Candidato do PS vai apelar ao voto em Melénchon
Este sábado, em entrevista ao canal televisivo France 2, o candidato do Partido Socialista francês, Benoit Hamon, foi questionado sobre quem é que prefere apoiar numa segunda volta das eleições presidenciais, caso o próprio não consiga a eleição. Sem hesitar, o socialista respondeu “francamente: Mélenchon”.
Hamon justificou a escolha com o facto de ser o candidato com o qual existe mais “proximidade política”, “daí ter proposto a unidade" das candidaturas logo na primeira volta.
Melénchon bate Marine Le Pen em disputa direta
No caso de a segunda de 7 de maio vir a ser disputada entre Marine Le Pen e Jean Luc-Melénchon, uma sondagem da Kantar Sofres/Onepoint, também divulgada este domingo, revela que o eleitorado francês não tem dúvidas sobre quem prefere ver no Palácio do Eliseu.
O candidato da esquerda venceria a candidata da extrema-direita por 53%-47%.
[[{"fid":"83151","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false,"field_folder[und]":"418"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"268","width":"403","class":"media-element file-default"}}]]