Peugeot e Fiat confirmam fusão

Nova empresa terá sede na Holanda. Peugeot e Fiat afirmam querer criar a quarta maior empresa automobilística do mundo.
Peugeot e Fiat confirmam fusão

Foi acordada “por unanimidade” a “fusão das atividades” entre o grupo francês PSA, fabricante da Peugeot, Citroën e Opel, e a ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA). A nova empresa terá sede na Holanda.

"Os acionistas dos dois grupos passariam a deter, respetivamente, 50% do capital da nova entidade e, portanto, iriam partilhar em parte igual dos benefícios desta fusão", é referido num comunicado conjunto entre a Peugeot e Fiat.

Segundo a Lusa, o Conselho de Administração será composto por onze membros, cinco dos quais nomeados pela Fiat-Chrysler e outros cinco pelo PSA. O português Carlos Tavares será diretor-geral.

Ainda no comunicado, as sociedades fizeram saber que a fusão será feita “sem o encerramento das fábricas”.

As empresas informaram também que o objetivo passa por se converterem na quarta maior companhia automobilística do mundo, com “sinergias” estimadas em 3,7 mil milhões de euros. As equipas de ambas as empresas irão criar um “memorando de entendimento vinculativo” nas próximas semanas.

Os sindicatos de trabalhadores da fábrica da PSA em Cheshire, no Reino Unido, têm tentado sem sucesso uma reunião com a direção da empresa, face ao receio pelos 1 100 postos de trabalho na fábrica. No passado mês de junho a PSA já tinha feito saber que a manutenção dos postos de trabalho no Reino Unido estaria dependente de um bom acordo para o Brexit.

Este acordo surge meses após uma tentativa falhada de fusão entre a FCA e a Renault, rival da PSA. Ambas as empresas responsabilizaram o Estado francês pelo fracasso das negociações. O Estado francês é o principal acionista da Renault e tem 12% das ações da PSA.

Bruno Le Maire, ministro francês da economia, saudou as “negociações entre os dois grupos”, mas avisou que o Estado irá continuar “particularmente vigilante" sobre o impacto da fusão na indústria francesa.

Termos relacionados Internacional