Está aqui
Petição em defesa da Biblioteca municipal da Nazaré

Está online e conta com mais de 1700 assinaturas uma petição pela manutenção da equipa técnica da biblioteca municipal da Nazaré. A petição conta já com o apoio de um leque variado de personalidades, como António Arnaut, os ex-Secretários de Estado da Cultura Francisco José Viegas (PSD), Mário Vieira de Carvalho, Rui Vieira Nery e Elísio Sumavielle (PS), do ex-Ministro da Cultura socialista Manuel Maria Carrilho e dos cientistas Carlos Fiolhais e Galopim de Carvalho. Assinaram igualmente a petição os escritores João Tordo, Richard Zimler, Jacinto Lucas Pires, Alice Vieira, José Fanha, o poeta Nuno Judíce, os arquitetos Siza Vieira e Souto Moura e os cantores Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho, Luís Represas e Rui Veloso.
A petição argumenta que a Biblioteca Municipal da Nazaré cumpre bem o seu papel de excelência e que “os seus indicadores estatísticos estão muito acima da média nacional de acordo com os relatórios da DGLAB (Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas). E se assim é, isso deve-se em grande parte ao trabalho desenvolvido pelos seus técnicos”.
Os signatários consideram que o despedimento coletivo dos funcionários especializados da biblioteca criaram uma “situação lamentável: uma biblioteca sem pessoal especializado não é uma biblioteca, é um espaço onde (também) há livros”. É consideram “revoltante constatar que a autarquia, em vez de apoiar, decide castigar as pessoas que têm feito um excelente trabalho à frente da Biblioteca, esse veículo de cultura e educação que tem contribuído para a formação das gentes da Nazaré e arredores”.
Os promotores da petição pretendem chegar às 4000 assinaturas, para levar a questão à discussão na Assembleia da República.
Adicionar novo comentário