Está aqui

Petição defende acesso às bombas de insulina híbridas

A petição pelo acesso aos sistemas híbridos de perfusão sub-cutânea contínua de insulina e pela qualidade de vida das pessoas com diabetes tipo 1 já reuniu cerca de 13 mil assinaturas esta semana.
Bomba de insulina – foto do SNS - Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM)

Um grupo de pais e associações que trabalham com jovens e crianças com diabetes de tipo 1 lançou uma petição online dirigida à Assembleia da República pelo acesso ao sistema de bombas de insulina híbridas ou automáticas. Segundo os peticionários, o sistema "é já uma realidade em Portugal, mas ainda não tem o alcance necessário e implica um valor incomportável para as famílias". A petição pode ser assinada aqui e já reuniu cerca de 13 mil assinaturas em poucos dias.

"Trata-se do sistema cuja performance mais se aproxima do pâncreas artificial, administrando insulina automaticamente e ajustando-a de acordo com as necessidades individuais. É revolucionário na medida em que melhora substancialmente a saúde das pessoas com diabetes, permitindo-lhes viver quase como se não tivessem diabetes", refere o texto da petição, concluindo que "a utilização destas bombas pode proporcionar às crianças e jovens com diabetes melhor compensação, uma redução em 80% do número de picadas nos dedos e 95% do número de injeções que uma pessoa com diabetes tipo 1 tem de dar por ano".

Para José Manuel Boavida, presidente da APDP, a disponibilização das bombas de insulina híbridas a todas as pessoas que poderão beneficiar delas “é uma questão de humanismo e de respeito. Só as pessoas com diabetes tipo 1 poderão utilizar estas bombas e entre elas, cerca de 5.000 são crianças ou jovens que dependem da ajuda de cuidadores, pais, avós, educadores, que serão também muito mais livres e menos sofredores no seu dia a dia".

"As crianças e jovens com diabetes tipo 1 e suas famílias não podem esperar”, afirma o presidente da APDP, uma das associações peticionárias, a par de um grupo de pais de crianças e jovens com diabetes tipo 1, a Consulta de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, a Consulta de Diabetes Pediátrica da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Oeste – Caldas da Rainha, o Serviço de Pediatria do Hospital de São Francisco Xavier, a Unidade de Diabetes da Criança e Adulto do Centro Hospitalar do Oeste – Hospital de Torres Vedras e Unidade de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Termos relacionados Saúde
(...)